Crenças e Práticas da Umbanda

Por: Ryath (Inspirado e intuído pelos mentores espirituais)

Deus
A Umbanda acredita em um Deus único e eterno, que criou tudo o que existe, desde os Orixás, que são deidades, os espíritos e todas as formas de vida, desde as microscópicas, vegetais, animais e em todas as dimensões que existem, desde as físicas as espirituais.
Deus também é chamado de Olorum na Umbanda.

Orixás
Os Orixás são seres vivos que sustentam e ajudam em tudo o que existe, são deidades que emanam as energias de Deus e as enviam para toda a realidade, tudo o que existe, que é infinito.

Nós e o Trabalho Espiritual
Tudo o que existe e tem vida é eterno, e foi feito com um pedaço de Deus, somos uma fagulha do Nosso Divino Criador, e juntos atuando no bem, como na religião como a Umbanda ou outras formas de trabalho positivo, juntam-se essas fagulhas e fazem um fogo enorme.

Entidades Espirituais e os Trabalhos que Exercem
Na Umbanda incorporamos e damos sustentação a entidades espirituais que nos ajudam aconselhando, atuando energeticamente com magias e atuação espiritual.
O trabalho das entidades nos centros de Umbanda é apenas o início, depois elas vão para onde estivermos e nos ajudam, seja nos problemas em que enfrentamos ou nos intuindo e guiando no caminho certo, nos ajudando a entender e utilizar os conselhos que dão, assim como trabalhando nossa intuição para elucidar nossos problemas, também ajudam emanando energia, usando os elementos que nos recomendaram a usar, como ervas, velas, banhos, pedras e etc.
Essas entidades nas seções de Umbanda falam coisas que pensamos, sentimos e aconteceu conosco, nos provando que o fenômeno espiritual realmente existe.
Para que tudo funcione e de certo precisamos ter fé dentro do umbandismo, assim como em qualquer outra religião. 

Metafisica
A Umbanda acredita em vida após a morte, karma, reencarnação, mediunidade, magia, Deus, Orixás, evolução espiritual eterna, nossos sete corpos e dimensões, a influencia dos espíritos, tanto positiva como negativa na vida dos encarnados.
A Umbanda atua positivamente na vida das pessoas, fazendo o bem, e como atua com a mediunidade e paranormalidade, ela é provável.
Porém a Umbanda ensina que não é a única religião verdadeira, mas que todas são, e o importante a a ajuda que oferecem para evolução espiritual, bem-estar, cura e etc. Pois o que importa é estarmos bem e desenvolvermos nosso autoconhecimento.
A Umbanda atua para nosso autoconhecimento ou evolução espiritual, nos aconselhando a ajudando a superar dificuldades e sofrimentos, assim como conquistando o que queremos na vida, desde que não faça mal a ninguém e não desrespeite o livre arbítrio de todos.
Todos somos irmãos, pois fomos feitos por Deus, nosso pai que criou nossa alma e tudo com a ajuda dos Orixás.

O Foco para Evolução Espiritual
É algo importantíssimo e prioridade para as entidades que se manifestam nas incorporações.
Tudo o que é feito é visando o bem-estar, retirada de sofrimentos e situações indesejáveis, e fazendo tudo isso trazendo o autoconhecimento, que é o nosso objetivo eterno, melhorando sempre e conquistamos uma maior felicidade.
Tudo na vida é um aprendizado, e tudo acontece para nosso autoconhecimento, principalmente o sofrimento e momentos adversos na vida, que nunca são eternos, pois tem um tempo para existir.
Quanto mais evolução espiritual tivermos, maior é nossa capacidade de sermos felizes.
A Umbanda também nos ajuda a atingirmos um marco de grande felicidade, que é atingindo a iluminação, e nos ajuda a conquistarmos isso, para o nosso bem e dos outros, pois conseguindo esse feito, passamos a nos importar demais com os outros e agindo sempre para ajuda-los.
A iluminação é plenitude, desapego maior do ego, e sentimentos maravilhosos o tempo todo.
As entidades que se manifestam na Umbanda são iluminados, por isso se usa muito a palavra santo.
Santo e sinônimo de iluminado, e existem milhares ou bilhares de seres assim em nosso planeta, e isso nos mostra que é perfeitamente conseguir isso em uma vida, como ensina o Buda que conseguiu isso.
A melhor coisa para conseguirmos a iluminação é ter fé.
É como a Umbanda ensina, ela não faz milagre, mas desperta a fé, que faz o milagre.
No Catolicismo também se acredita atingir a santidade pela fé.
O Budismo, por exemplo, não acredita que seja possível se autoconhecer no mundo espiritual, mas a Umbanda acredita que sim, mas é mais difícil, por aqui é mais fácil.

Principais Virtudes Trabalhadas na Umbanda
Fé, humildade, simplicidade, amor e caridade.
Quando somos humildes em nosso proposito espiritual, aí então desenvolvemos o autoconhecimento, e é esse o objetivo.
A humildade e o amor são muito importantes, pois com ela conseguimos a evolução espiritual no trabalho espiritual.
A Umbanda nos ensina a fazermos o bem, não pelo ego, mas para nossa evolução e por nos importarmos com o outro.
Ninguém é melhor do que ninguém, todos são iguais perante a Deus e perante a Umbanda também.
Para evoluirmos espiritualmente na caridade, é importante fazer ela sem a influencia do ego, mas sim do coração.
O ego não é nada comprado ao coração, como ensina um mentor que trabalha na Umbanda.

 

 

Você também pode se interessar por: